quarta-feira, 30 de abril de 2014

SANTANA DE PARNAÍBA - CHEGADA 17/04/2014

Partimos de carro, com nosso amigo Luiz, às 19 horas. Embora fosse início de feriado prolongado, o fluxo intenso de carros vinha no sentido oposto (capital / interior). Devido a isso, chegamos em Santana às 20:30 hrs. Antes de encontrarmos a pousada, passamos pelo centro da cidade e achei muito bacana. Ali, temos aquela sensação de vila antiga,  que parou no tempo... é estranho pensar que estamos tão perto de São Paulo. Encontramos a pousada e fomos recebidos por Cristian, acho que filho de Emanuel, dono da pousada. Infelizmente, não pudemos conhecer pessoalmente Emanuel, que teve de ir até São Paulo para alguns compromissos. 



Descarregamos as bikes / alforges e decidimos pegar uma carona de carro até  às margens do rio, local onde aconteceria o 'Drama da Paixão'. Quando chegamos, havia uma grande arquibancada montada e, em frente, uma cidade cenográfica. Tudo é muito bem montado para retratar a época de Cristo. Para nossa alegria, o evento que estava programado para iniciar às 20:00 hrs estava 1 hora atrasado, o que nos permitiu assistir desde o início. Assim que começou, houve uma grande vibração,  por parte do público.


A história teve início com Saulo de Tarso, grande perseguidor dos cristãos do primeiro século. Após ficar cego, ele recebeu o milagre de ter sua visão restaurada. Á partir daí, mudou completamente sua vida e passou a ser conhecido como cristão e apóstolo Paulo. De perseguidor, passou a ser também perseguido. 


Logo após, contou-se também um pouco sobre o apóstolo Pedro, como foi preso e depois morto por pregar o cristianismo. 


Apresentou-se também, a história de João Batista, primo de Jesus. Este, tinha como objetivo preparar o caminho para Cristo. João teve o grande privilégio de batizar o próprio Jesus Cristo. 


Herodes Antipas mandou prender João Batista após João tê-lo chamado a atenção, visto que Herodes vivia em adultério, por ter se divorciado indevidamente de sua esposa para casar-se com sua cunhada Herodias, esposa de seu irmão ainda vivo. Um ponto alto do espetáculo, foi a festa que Herodes ofereceu a homens importantes, onde bêbado, ofereceu a filha de Herodias qualquer coisa pertencente a seu reino em troca de uma única dança. Infelizmente, após dançar, ela pediu a cabeça de João Batista. 



A história é bem conhecida, por isso não vou relatá-la por completo. O espetáculo é incrível, embora haja alguns trechos que não são compatíveis com a realidade retratada na Bíblia. Quem quiser, poderá conferir o evento de perto em Santana de Parnaíba, que ocorre anualmente, próximo a sexta-feira santa. Fiz alguns vídeos e editei, segue o link: http://youtu.be/ito7MK1PLOE

Voltamos caminhando e aproveito para fazer algumas fotos pela cidade. 




De volta a Pousada 1896, nos dirigimos direto para o quarto a fim de descansamos bem, para aproveitarmos o máximo do nosso primeiro dia de pedal no Caminho do Sol. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário