quarta-feira, 30 de abril de 2014

SANTANA DE PARNAÍBA - INÍCIO DA AVENTURA 17/04/2014

Hoje é o grande dia! Embora o pedal não começará oficialmente hoje, no período da noite, seguiremos até Santana de ParnaíbaEsta semana o clima estava tenso, pois choveu muito. Estávamos receosos de começar o famoso Caminho do Sol em plena chuva. Mas, para nossa alegria, ontem o clima estabilizou e o sol apareceu com toda sua energia! Fiz uma pesquisa e a previsão do tempo, para o final de semana, não poderia ser melhor:



Antes de partir, muito cuidado com toda a organização, para garantir que tudo o que precisaremos estará em nossos alforges. 





Uma coisa muitoooo bacana, é que encontramos uma empresa em São Paulo, Moon Bikers, para confeccionar nossos uniformes. Eles não rejeitam um pedido de poucas unidades... fazem à partir de uma única peça, o que é sensacional. Sua proprietária, Maia Ávila, atende pessoalmente nossas ligações. Ela é ciclista e entende muito bem nossos desejos e necessidades. Tenho que dizer que o resultado de seu trabalho superou todas as minhas expectativas! Enviei a arte no dia 07/04 e uma semana depois, no dia 15/04, já estávamos com os uniformes! Para minha tristeza, o uniforme do Filipe ficou pequeno... por isso, no dia 16/04 liguei para ela, às 08:00 hrs, contando o ocorrido. Ela me garantiu que se eu fosse buscar em SP, faria outro a tempo! Dei o famoso 'jeitinho brasileiro' e pedi a um amigo que passasse por lá. Só tinha um detalhe... o único horário que ele poderia era às 13 hrs. Avisei a Maia e ela fez o impossível! Exatamente às 11:47 Maia me ligou avisando que o pedido estava pronto... duas camisetas em um tamanho maior. Para minha alegria, meu amigo conseguiu passar lá e no mesmo dia, no período da noite, meu maridinho provou a nova camiseta que ficou perfeita! Mas o trabalho da Maia não parou por ai... ela ficou mesmo chateada sobre as camisetas que ficaram pequenas e conseguiu divulgar a algumas pessoas que se interessaram e no mesmo dia me ligaram pedindo que eu vendesse para eles! Este foi o resultado de nossos uniformes:


Moon Bikers - 11 2306-4441 ou 11 997 076 867
E-mail - vendas@moonbikers.com.br
Antes de partirmos, como de praxe, fiz algumas pesquisas sobre a cidade que daremos início a nossa aventura e descobri algumas informações bem legais!

Santana de Parnaíba

A primeira coisa bacana sobre sua fundação é bem pouco comum, afinal, se deu por 'mãos feminina' - Susana Dias. 

Susana era Mameluca - mãe índia / pai português, e nasceu em 1552. Muito católica desde a infância, seu desejo inicial era ser freira. No entanto, após uma futura previsão sobre sua vida (que seria mãe de descobridores) casou-se, com apenas 12 anos, e teve algo entre 13 e 17 filhos (em cada pesquisa vi um número diferente!). Aos 37 anos ficou viúva e casou-se novamente. Faleceu aos 82 anos, em 1.634. Em sua época, mulheres como ela ficavam em casa administrando as terras enquanto os homens embrenhavam-se pelas matas e redefiniam as fronteiras brasileiras. 

Susana é considerada matrona paulista, devido a um conjunto de ações que tomou após a morte de seu primeiro marido. Ela teria se estabelecido em Parnaíba (nome indígena que significa: 'rio ruim', devido a queda d'agua que era um obstáculo a navegação) e passou a fazer várias doações de terras, a fim de atrair homens bons para a vila. Isso colaborou fortemente para que no ano de 1.625, o povoado se desmembrasse de São Paulo vindo a se tornar a Vila de Santana de Parnaíba (O nome Santana foi inserido por Susana, que era devota de Santa Ana, tia de Jesus. Susana garantiu que a santa fosse inserida no nome e a transformou em padroeira da cidade). Conforme a 'previsão', três de seus filhos tornaram-se bandeirantes famosos e importantes. André Fernandes é considerado o fundador de Santana de Parnaíba, embora tenha sido as ações de sua mãe que garantiram a existência da vila; Domingos Fernandes foi o fundador da Vila de Itu e Baltazar Fernandes o fundador da Vila de Sorocaba. 

Susana demonstrou ser uma ótima referência em mulher. Não foi apenas uma coadjuvante na vida de um homem e sim uma líder que deixou sua marca na história, pois foi capaz de pensar, agir, decidir, se relacionar e de certa forma colaborar com articulações políticas em uma época em que a mulher era desprovida de cidadania ou identidade (gosto muito de histórias assim).



Centro Histórico

A segunda coisa que amei descobrir sobre a cidade, é que o centro histórico de Santana é detentor do maior núcleo urbano em taipa de pilão (construção a base de argila e cascalho, muito usada entre os séculos XV e XIX). São 209 casas no total! Li em um site, que em alguns momentos, teremos a sensação de estar visitando alguma cidade nordestina...



Além disso, a cidade possui um grande acervo histórico relacionado aos bandeirantes. Por esta razão tem um movimento turístico bem intenso. 

Sexta-Feira Santa

Chegaremos na cidade na quinta-feira, véspera do feriado santo. Devido a isso, estará acontecendo o Drama da Paixão de Cristo. É um evento que reúne 120 atores e uns 400 figurantes da comunidade, e o melhor, é gratuito. Se conseguirmos chegar a tempo, quem sabe, será possível assistir um pouquinho do espetáculo.




Pousada 1896

O ponto de partida do Caminho do Sol se dá à partir de uma Pousada localizada no centro histórico de Santana. 1896 é um sobrado, tombado e restaurado pelo CONDEPHAAT em acomodações coloniais, tipicamente decorado com antiguidades. 



Aqui, seremos recebidos pelo simpático Emanuel, proprietário e historiador. Já ouvi dizer que ele faz questão de nos explicar tudo o que pode sobre a pousada, cidade e caminho do sol. 

Aguardo ansiosamente chegar lá! Até breve...

http://www.parnaibaweb.com.br/santana-de-parnaiba/pontos-turisticos.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Susana_Dias
http://www.parnaibaweb.com.br/santana-de-parnaiba/monumentos.html
http://www.parnaibaweb.com.br/santana-de-parnaiba/historia-de-santana-de-parnaiba.html
http://www.ilocal.com.br/guia-de-cidades/santana-de-parnaiba
http://www.jornalcomunicacao.com/MaisAnuncio.asp?CodProduto=5569

Nenhum comentário:

Postar um comentário